Conheça os caminhos da “Excelência Operacional” nas organizações

O que é “Excelência Operacional?

A Excelência não trata simplesmente de processos, custos, efetividade, coisas do gênero. Ela trata principalmente de pessoas. Tudo é feito pelas pessoas, para as pessoas. “A Excelência não é um feito, mas um hábito”, ensina Aristóteles. Essa definição é pessoal, está relacionada a atitude, comportamento, à maneira como as pessoas respondem aos desafio. O comportamento é resultado de disposições pessoais. A experiência leva ao hábito, que, por sua vez, conduz à Excelência. Em um mundo onde as mudanças acontecem a velocidades surpreendentes, o conhecimento passou a ser um diferencial de competitividade.

A excelência operacional atinge-se através da integração e coordenação das diversas funções e processos de negócio, buscando a eficácia, para que a tomada de decisões seja o mais célere possível. O objetivo máximo é atingir a qualidade da prestação do serviço e a satisfação do cliente atual. Interessa acima de tudo fidelizar este tipo de clientes e angariar novos clientes.

É a busca pela eficácia de uma empresa na entrega de um serviço para seus clientes. O maior objetivo da excelência operacional é ser referência no mercado por meio da qualidade de seu trabalho e execução perfeita dos processos produtivos, o que resulta na fidelização do cliente e no crescimento organizacional.

O principal é começar a enxergar os resultados como consequência e não como prioridades, mas o que isso quer dizer na prática, é que as prioridades (melhorias de processos, desenvolvimento de pessoas, tratativas das oportunidades, tomadas de decisões assertivas, engajamento das equipes, projetos de melhoria contínua e redução de desperdícios), são os caminhos que constroem os resultados.

Qual o caminho para a implementação?

A Excelência tem início com um decisão pessoal. Determinar o que é importante, manter o foco, definir objetivos e prosseguir, passo a passo, num caminho de aperfeiçoamento e melhoria contínua. Somos movidos por objetivos, metas, planos e pelo compromisso maior com Excelência.

A busca da Excelência é também uma decisão organizacional. Há um consenso de que as organizações, não podem prescindir de instrumentos capazes de torná-las eficientes, competitivas de seu papel na construção de um novo mundo, onde o desenvolvimento sustentável ocupa lugar central.

Qual o papel da liderança no apoio a Excelência Operacional?

Não é novidade para ninguém que nenhum programa de melhoria consegue ser implementado ou sustentado sem apoio da alta e média gestão, mas infelizmente a forma como esses profissionais vem dedicando-se ao tema dentro das organizações, atrapalham as implementações, devido a omissão de suas responsabilidades, falta de atitudes, baixa tomadas de decisões e sempre pousando de donos da verdade, mas apoiar e direcionar os times para aquilo que realmente agregam valor raramente acontece, não há alternativas que sobrevivem ou forneçam resultados em um ambiente onde prevaleça a metodologia “bumba meu boi”, ou seja, “vamos que vamos” sem seguimento de métodos e padronizações, infelizmente vem ganhando mais espaços dentro das organizações do que o líder ser protagonista de uma grande virada dentro da empresa, que contribua diretamente para o desenvolvimento das pessoas e para as melhorias e sustentabilidade dos resultados.

Qual o papel da operação na Excelência Operacional?

Todo processo de mudança é incerto e tem pessoas que não lidam muito bem com tal incerteza. Pessoas inseguras tendem a agir de maneira descontrolada na cobrança por resultados antes da hora e, deste modo, desestabilizar ainda mais a equipe e o comando do projeto de Excelência Operacional. Para mudar uma cultura, na melhor das hipóteses, leva-se 5 anos. Ter a esperança de que um programa deste tipo possa ser implementado em um ano, é loucura e falta de conhecimento sobre o tema. Para acalmar estas pessoas, se por ventura tiver algum assim na equipe, corte o mato alto. Ao longo da implantação do programa, você irá notar inúmeras oportunidades de aplicação das ferramentas e princípios da Excelência Operacional que lhe trarão ótimos resultados quase que instantaneamente. Aplique-os e consiga tais resultados, mas não perca seu foco da visão de longo prazo.

Qual metodologia utilizar?

A Excelência Operacional possui várias ferramentas e metodologias que são utilizadas, uma das mais conhecidas é a metodologia Lean Manufacturing, porém engana-se que a importância está em usar uma metodologia ou outra, o que realmente importa é o quanto de energia é desprendido no dia a dia, para fazer os processos funcionarem da melhor forma possível, objetivando entregas mais rápidas, melhorias de qualidade, desenvolvimento de pessoas e por consequência a satisfação dos clientes.

Fazer as coisas com excelência, é fazer da melhor forma possível, aquilo que realmente é preciso de maneira correta, sempre buscando a perfeição dos processos e serviços e a utilização de forma eficiente dos recursos disponíveis.

“Na jornada rumo a excelência percorre-se uma estrada sem fim. Algumas pessoas, por não verem um fim para sua estrada, nunca dão o primeiro passo.”

                                                                                                                                       Harrington

 

Newsletter