Conheça o significado e importância do “Go to Gemba”.

O que significa ir ao “Gemba”?

Gemba significa basicamente “local onde as coisas acontecem” ou, como pode ser encontrado em algumas literaturas, “lugar verdadeiro”. Esse termo é similar a expressão Genchi Genbutsu (“Vá Ver”), que por sua vez representa uma atitude. Os funcionários da Toyota são incentivados a todo o momento ir até ao local onde o problema está ocorrendo a fim de coletar dados, de forma que possam tomar uma decisão e posteriormente          resolvê-lo. Para resolvermos um problema é necessário entendê-lo totalmente, estando no local, fará com que o funcionário tenha sua própria visão dos fatos que compõem o problema.

Como praticar o Gemba Walk?

Um gemba walk deve ser iniciado no chão de fábrica toda vez que ocorrer um problema ou para evitar o surgimento de novos. Os gestores e a equipe multidisciplinar devem ir a campo para entender o impacto total do problema, mapeando dados e fatos de todas as fontes. Ao contrário das outras auditorias, as visitas “Gemba” não devem seguir roteiros. A ideia base é que você vá a campo, veja, converse com o público operacional e anote todas as informações coletadas. “Seja um bom ouvinte”. Faça registro fotográficos de tudo que for avaliado e inspecionado em campo.

O que tem haver a ida ao Gemba, com a Análise de Solução de Problemas?

Na verdade muita coisa, é impossível desenvolver uma boa análise de solução de problemas, sem conseguir contextualizar o problema no local e momento onde o mesmo ocorreu, a riqueza de informações é muito grande e não deve ser desprezada, fazer uma análise da peça, equipamento, matéria-prima ou conversar com as pessoas que presenciaram o problema, é essencial para a profundidade de qualquer linha de raciocínio.

Ficamos abismados em ver pessoas não levando a sério esse conselho, tornando-se superficial a tomada de decisões e desenvolvimento assertivo das ações, fazendo com que o problema não seja tratado na sua causa raiz.

Não existem melhorias dentro da sala com ar condicionado, devemos ir a campo, conversar com as pessoas, analisar o cenário atual, para propormos melhorias assertivas e efetivas que venham facilitar a vida das pessoas e eliminar os verdadeiros desperdícios, responsávéis pela baixa performance dos resultados.

 

“O conhecimento é algo que podemos comprar com dinheiro. A sabedoria é algo que adquirimos fazendo”.

                                                                                                                                Taiichi Ohno

 

Acesse o nosso site e conheça os nossos treinamentos Lean Seis Sigma 100% EAD.   www.mastermetodo.com.br

Newsletter