Conheça um pouco mais sobre a metodologia Lean Manufacturing

Resumo

O Lean Manufacturing foi criado na Toyota, durante o período pós guerra do Japão. Mais rigorosamente, podemos afirmar que parte deste sistema nasceu antes mesmo da criação da fábrica de automóveis da Toyota. O senhor Sakichi Toyoda era proprietário de uma fábrica de teares, a Toyoda Automatic Loom Works.

Os teares automáticos projetados por Toyoda trabalhavam sem a necessidade de um operador diante da máquina. Além disso, seus teares paravam automaticamente a produção quando havia algum problema (quando, por exemplo, um dos fios se partiam). Este sistema separou definitivamente o homem do tear, permitindo ganhos de produtividade e qualidade enormes. Este conceito de separação do homem e da máquina foi chamado de ‘Autonomação’ e é um dos pilares do que seria chamado de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta).

Você deve estar pensando: se o Lean Manufacturing surgiu no Japão, por que ele se tornou conhecido mundialmente por palavras em inglês? Bom, o termo “Lean” foi utilizado pela primeira vez no livro “A Máquina que Mudou o Mundo” de James Womack, Daniel Jones e Daniel Ross, publicado em 1990.

Qual o objetivo do Lean?

O objetivo da Manufatura Enxuta é entregar ao cliente o maior valor possível, investindo o mínimo de recursos possíveis — ou seja, ela é focada na eficiência dos processos de produção.

O nome “enxuta” diz muito de sua filosofia: nada de exageros, nem de desperdícios — enxugar os processos a fim de reduzir custos, cortar tudo o que é supérfluo e agilizar o resultado final.

O princípio do processo é controlar todas as atividades de uma empresa ou de um determinado setor de modo a administrar bem os materiais, comprando-os e aplicando-os na medida certa.

Além disso, esse sistema estimula a melhoria contínua dos processos, seja aplicando metodologias mais eficientes, seja fazendo uso de uma tecnologia mais moderna.

Qual sua abrangência?

O primeiro campo de aplicação da Manufatura Enxuta foi a área de produção, mas logo se percebeu que suas ideias poderiam ser utilizadas em qualquer setor de uma organização. Afinal, enxugar processos é uma medida que pode ser útil em qualquer área empresarial.

Pode-se afirmar, inclusive, que os princípios do Lean Manufacturing podem ser aplicados em alguns setores, como produção, vendas, finanças, compras, recursos humanos e controle de estoque, com o objetivo de torna a empresa competitiva no mercado.

Quais são os princípios do Lean?

  • Especifique Valor sobre a ótica do cliente;
  • Identifique o fluxo de valor;
  • Crie um fluxo contínuo;
  • O cliente puxa;
  • Busque a perfeição.

1- Especifique valor sobre a ótica do cliente (Valor):

Quando se fala de valor, se fala de um quesito básico para começar a produzir algo, sejam um produto ou um serviço. Basicamente, valor significa aquilo que o cliente está disposto a pagar, ou seja, quem define o valor é o cliente e não a empresa.

“Preço é o que você paga. Valor é o que você leva”

2- Alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor (Fluxo de Valor):

É preciso criar um fluxo de valor único, algo mais racional. Pois se não for nesse sentido, não agrega valor e não tem um fluxo ideal para a implementação do Lean. E tenho certeza que você já sabe da importância dessa filosofia.

3- Realizar essas atividades sem interrupções (Fluxo Contínuo):

Essa é uma das etapas mais difíceis de serem executadas com êxito. Se caracteriza em criar um fluxo contínuo das atividades que criam valor ao produto, ou seja, produzir sem pautas, sem interrupções, conseguir atender e superar as expectativas do cliente com maior velocidade.

4- Sempre que alguém as solicita (Produção Puxada):

E este quarto princípio está relacionado com a seguinte situação: a produção tem que atender 100% as necessidades do cliente, o que ele realmente solicita. É o cliente quem deve puxar a produção e não a empresa que deve empurrar o que foi produzido para o cliente.

5- De maneira cada vez mais eficaz (Perfeição):

Sabe aquele ditado: “Quem procura, acha”? Então, é assim que funciona esse princípio do pensamento enxuto. Mas como assim? As empresas procuram e acham constantemente alguns problemas no processo como um todo, seja esse problema o menor que for, isto sempre para garantir a melhora do produto ou serviço.

O principal objetivo é reduzir os 8 desperdícios nos processos/serviços proporcionando uma melhor fluidez para os fluxos de trabalho, com o objetivo de atender os clientes o mais rápido possível e na melhor qualidade.

Quais são os benefícios que a metodologia tem a proporcionar?

  • Melhorar competitividade através das melhorias de processo e redução de desperdícios;
  • Alavancar vendas, melhorando a eficácia dos serviços e reduzindo custos;
  • Reduzir variabilidade de processos, melhorando resultados;
  • Aderência da metodologia ao plano estratégico da empresa, buscar a excelência operacional;
  • Usar a metodologia como incentivo para identificar, motivar e desenvolver talentos.

 

“Custos não existem para serem calculados. Custos existem para serem reduzidos”

                                                                                                                         Taiichi Ohno

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