Conheça um pouco mais sobre a metodologia Lean Seis Sigma

O que é a metodologia Lean Seis Sigma?

História do Seis Sigma

A Motorola deu início ao Seis Sigma na década de 1980 como uma questão de sobrevivência. A Motorola estava ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros, que conseguiam vender produtos de melhor qualidade a custos inferiores. A história inicia-se nos anos 70, a Motorola inicio o Seis Sigma usando as etapas MAIC e posteriormente a GE reconheceu a importância da metodologia e da definição dos projetos, onde acabou adicionando a etapa D.

Introdução ao Lean Seis Sigma

A melhoria da produtividade e da qualidade é algo fundamental para que as empresas cresçam de maneira sustentável. O Lean Seis Sigma é a pedra angular para cristalizar este esforço. Lean Seis Sigma é um processo disciplinado de melhoria que foca a eliminação de defeitos e desperdícios e o aumento da velocidade dos processos. É um processo que deve ser aplicado de um modo generalizado para assegurar que as decisões sejam feitas com base em dados e fatos e não com base em especulações.

A combinação do Lean e do Seis Sigma, permite aumentar a velocidade dos processos e diminuir a variabilidade que causa produtos não conformes (fora da especificação). Quando usado de forma apropriada, o Lean Seis Sigma assegura produtos e serviços confiáveis da maior qualidade, reduzindo custos, diminuindo os tempos de ciclo e satisfazendo as necessidades dos clientes.

Classificação Seis Sigma

O nível de qualidade Sigma indica a chance da probabilidade da ocorrência de defeitos, através de 1.000.000 de produtos produzidos, um processo operando a 6 Sigma tem a probabilidade de “gerar” 3,4 defeitos por milhão de oportunidades (DPMO), quanto maior o nível Sigma, menor a probabilidade de um processo produzir defeitos.

Nível Sigma DPMO
1 680.000
2 280.000
3 67.000
3 6.000
5 233
6 3,4

 

Ligação do Seis Sigma com outras estratégias

O propósito de uma empresa é gerar lucros, servindo seus clientes. Isto requer do crescimento contínuo do negócio, mas levando em conta que o crescimento dos lucros supere o aumento dos custos dos processos de produção / serviços.

Lean Seis Sigma como estratégia competitiva

Muitas empresas estão precisando de profissionais com o conhecimento na metodologia, para contribuir diretamente com a competitividade das empresas, sendo que cada vez mais é necessários profissionais estratégicos que trabalhem com foco em melhoria contínua, utilizem as ferramentas necessárias para a solução das oportunidades e contribuam através de iniciativas de redução de custos, melhorias de qualidade, aumento de produtividade e implementação de KPI’s estratégicos para monitoramento da eficiência dos processos / serviços.

Desenvolvimento na Metodologia

Os profissionais devem ser capacitados na metodologia Lean Seis Sigma (Yellow , Green, Black e Master Black Belts), com o objetivo de aprender a metodologia e liderar projetos de melhoria contínua, ajudando as empresas a alavancar seus resultados, através das melhorias de qualidade, produtividade e redução de custos.

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