Conheça um pouco sobre as fases da metodologia (DMAIC)

DEFINE (DEFINIR)

 O primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer projeto de melhoria contínua, é saber o que exatamente precisa ser melhorado. Qual o tamanho da oportunidade? Qual meta queremos atingir no projeto?. Definir uma equipe entre 4 a 6 pessoas, importante a equipe ser multidisciplinar para ajudar em vários pontos chaves durante as discussões e também iniciativas de melhorias. Não esquecer de definir um bom escopo do projeto, para não sofrer com excesso de complexidade conforme o avanço do projeto, escopos muito grandes nos projetos, geralmente dificultam o gerenciamento.

MEASURE (MEDIR)

A etapa Medir chega a ser muitas vezes frustrante para os Belts, principalmente na hora de avaliar o sistema de medição e ter a certeza que os dados coletados até o momento não são provenientes de fontes confiáveis, nessa etapa também levantamos as possíveis hipóteses que podem estar impactando na oportunidade que está sendo trabalhada, além de medirmos a capacidade atual do processo, através dos estudos de capacidade.

ANALYSE (ANALISAR)

Uma vez levantado as hipóteses que julgamos ser impactantes no projeto, chegou a hora de descobrir a verdadeira relação de causa e efeito,  para isso usamos ferramentas como FMEA e 5PQ’s, além de ferramentas estatísticas como Teste de Hipóteses e Análise de Regressão para ajudar na comprovação e validação das verdadeiras causas raízes impactantes do projeto.

IMPROVE (MELHORAR)

Essa etapa é muito importante para desenvolver as iniciativas de melhorias (Plano de Ação) com o objetivo de trazer evolução para o indicador do projeto, sempre gosto de salientar que não é a quantidade de ações geradas que trazem os resultados esperados e sim a qualidade e profundidade das ações, importante a equipe sempre fazer a seguinte pergunta: Essa ação realmente é importante para o projeto? Caso não seja, a equipe deve descartar, o tempo é precioso e precisa ser utilizado naquilo que realmente agrega valor, estão cheio de projetos com planos de ações inchados, que se fizer uma força tarefa para executar essas ações, com certeza não garantirá um impacto positivo no indicador.

CONTROL (CONTROL)

A fase controlar é considerada uma das mais importantes do DMAIC, porque é nessa etapa que vamos definir os meios de controles, com o objetivo de deixar sustentável os resultados alcançados até o momento no projeto, e fechar o compromisso com a equipe sobre o monitoramento dos indicadores do projeto ao longo do tempo, importante destacar que o monitoramento dos resultados deve ser feito pelo menos durante 12 meses.

Seja um Belt formado pela Master Método Consultoria e Treinamentos e aprenda através de muita didática o ciclo DMAIC, além das ferramentas estatísticas mais utilizadas dentro das organizações.

Nossos cursos possuem acreditação internacional pela  (The Council for Six Sigma Certification) é a instituição internacional com grande  prestígio e credibilidade no mundo no tema em Lean Seis Sigma e atesta que nossa empresa Master Método atende todos os requisitos necessários, tanto com relação ao conteúdo, quanto com relação a qualificação dos nossos profissionais, o que garante que podemos desenvolver profissionais altamente qualificados para o mercado mundial em Lean Seis Sigma.

Os cursos estão disponíveis na nossa plataforma 100% EAD da Master Método, garantindo praticidade para o aluno fazer quando e como quiser, além de proporcionar materiais didáticos de alta qualidade (apostila, ciclo DMAIC, lista de exercícios e exemplos de preenchimento de ferramentas para solução de problemas).

www.mastermetodo.com.br

https://ead.mastermetodo.com.br/curso/green-belt

Com o código: MASTER30 o aluno ganha 30% de desconto no momento da compra do curso Green Belt Lean Seis Sigma, essa promoção é por tempo limitado, garanta já o seu curso e tenha acesso durante 1 ano na plataforma EAD.

Obs: Certificado de participação entregue no final do curso.

Caso o aluno desenvolva um projeto de melhoria contínua onde trabalha, receberá um segundo certificado de conclusão, constando o nome do projeto desenvolvido.

Newsletter