Qual a diferença entre cada certificação Seis Sigma?

CERTIFICAÇÃO WHITE BELT

Essa certificação é adequada para os profissionais terem o primeiro contato com a metodologia Lean Seis Sigma, aprendendo os papéis e responsabilidades dos Belts na transformação organizacional, além de aprender ferramentas simples de solução de problemas que podem ser úteis no dia a dia. Os White Belts são integrantes dos projetos Seis Sigma liderados pelos Green e Black Belts, mas também estão aptos a liderarem iniciativas de melhoria contínua, porém de baixa complexidade (não necessita de estudos profundos) que pode de alguma forma melhorar os processos ou serviços das empresas, uma vez que esses profissionais tem conhecimento sobre o processo.

CERTIFICAÇÃO YELLOW BELT

Essa certificação é adequada para os profissionais que realizam também projetos de baixa complexidade utilizando a metodologia DMAIC, ou seja, seus projetos não dependerão da utilização de ferramentas estatísticas para análises de dados profundos, os Yellow Belts podem liderar projetos Kaizen e Workshops com durações abaixo de 3 meses, seguindo as premissas do Kaizen: “fácil de implementar, rápido para implementar e de baixo custo“, além de serem pessoas fundamentais nos projetos liderados pelos Green e Black Belts.

CERTIFICAÇÃO GREEN BELT

Essa certificação é adequada para os profissionais que queiram liderar projetos de melhoria contínua, utilizando a metodologia DMAIC para a realização de melhorias nas oportunidades como: perdas de produtividade, desperdícios nos processos, baixa qualidade, perdas de vendas, etc. Os Green Belts lideram projetos tendo como membros os White e Yellow Belts que geralmente são pessoas de diversas áreas da empresa, ajudando a  contribuir com o sucesso do projeto.

Muitas empresas procuram hoje em dia esses profissionais para liderarem mudanças de melhoria contínua dentro das organizações, com foco em uma melhor competitividade da empresa, pois são desenvolvidos para possuirem uma visão analítica e estratégica de melhorias.

CERTIFICAÇÃO BLACK BELT

Essa certificação é adequada para os profissionais que queiram liderar projetos de melhoria contínua de maior complexidade, os Black Belts além de liderar projetos, atuam como mentoring/coaching para os Green e Yellow Belts, pois possuem um conhecimento de ferramentas avançadas de melhoria contínua e estatísticas para melhoria dos processos, são reconhecidos como profissionais referências nas organizações, quando o assunto é problemas complexos a serem resolvidos utilizando a metodologia DMAIC e ferramentas estatísticas.

Os Black Belts são referências da metodologia Seis Sigma nas organizações e exercem um papel fundamental na aplicação da metodologia no dia a dia.

CERTIFICAÇÃO MASTER BLACK BELT

O Master Black Belt é alguém que geralmente recebeu um profundo conhecimento em ferramentas estatísticas e de melhoria de processos. Ele exerce um papel estratégico dentro das organizações, trabalhando diretamente como coaching dos Belts durante a execução dos projetos e definição do plano estratégico da organização, visando o atingimento dos objetivos e metas estabelecidas.

Deve possuir grandes conhecimentos na utilização do software estatístico e um ponto super importante na nossa visão, saber transmitir os conhecimentos de forma clara e objetiva aos membros da organização, ter um lado de gestão de pessoas muito forte, pois atuará como um dos suportes da alta administração da empresa, no processo de disseminar a cultura de melhoria contínua e na sustentabilidade do programa Lean Seis Sigma dentro da organização.

Os Master Black Belts são responsáveis pela formação e certificação dos White, Yellow, Green, Black e Master Black Belts.

 

Estamos disponibilizando o treinamento de White Belt Lean Seis Sigma EAD 100% Gratuito em nossa plataforma.

O curso inclui: certificado, material didático e ferramentas de solução de problemas.

www.mastermetodo.com.br

https://ead.mastermetodo.com.br/cursos/

 

 

Newsletter