Qual a importância da cultura de melhoria contínua?

O que é melhoria contínua?

A Melhoria Contínua é uma prática que as empresas adotam quando buscam aperfeiçoar seus produtos, serviços e processos. Ela consiste na análise detalhada dos processos internos procurando quais atividades podem ser melhoradas, desse modo, busca encontrar onde estão as ineficiências, gargalos, atrasos e desperdícios para serem eliminados e desenvolver agentes de mudanças capazes de contribuir com essa transformação.

Mais do que uma prática ou metodologia, a Melhoria Contínua precisa ser parte da cultura empresarial, do dia a dia dos colaboradores, uma vez que envolve toda empresa. Qualquer pessoa pode e deve sugerir mudanças, como o próprio termo diz, é contínuo, assim não pode ser visto como um projeto, com começo, meio e fim, mas sim um processo cíclico.
Determinada atividade pode ser melhorada diversas vezes ao longo do tempo, pois diferentes colaboradores passam por ela e podem dar sugestões, podem surgir novas práticas e também tecnologias que agreguem valor e/ou reduzem ainda mais os custos, sejam eles financeiros, pessoais ou temporal.

Qual a importância da implementação da cultura de melhoria contínua?

Muitas empresas vêm enfrentando dificuldades devido a perda de competitividade, isso porque a conta não está mais fechando, devido a custos muito altos que prejudicam diretamente os resultados das empresas, diante desse cenário é importante focar naquilo que realmente agrega valor para o cliente e negócio, mas como em outros artigos, sempre destaco a dificuldades dos times de trabalhos em focar de forma assertiva nessas oportunidades, abaixo destaco alguns problemas rotineiros dentro das organizações que estão levando muitas companhias a falência:

  • Baixa qualidade dos produtos;
  • Excessos de retrabalhos e produtos fora da especificação;
  • Processos complexos e sem fluidez;
  • Falta de gestão eficaz no monitoramento dos KPI’s estratégicos;
  • Equipes desmotivadas e frustradas com o dia a dia;
  • Falta de iniciativas de melhoria contínua para melhorias dos processos;
  • Liderança não apoia as mudanças;
  • Foco nas atividades que não agregam valor;
  • Competição de ferramentas entre as áreas.

Por que as empresas têm dificuldades em implementar?

Você já deve ter ouvido falar que a alta Direção da empresa tem um papel fundamental dentro das organizações durante a implementação e sustentabilidade da cultura de melhoria contínua. Esse apoio deve ser a todo tempo e não somente no período de implementação, onde é normal que a energia do time esteja um pouco elevada, mas e ao longo do tempo, quando muitas vezes boas práticas foram deixados de lado, o trabalhado padronizado já não é mais aplicado como antes, os check list não são mais preenchidos, a preventiva já não tem mais um planejamento e execução eficaz e as reuniões diárias ao lado da máquina não seguem mais o cronograma e o propósito? É nesse momento que a Direção e Gestores devem entrar em cena para puxar o time e cobrar conceitos que não estão sendo mais praticados com frequência, mas em muitos casos percebemos que o propósito é ao contrário, esforçam para que realmente acabe, pois em nenhum momento vivenciaram isso como cultura e sim como um modismo que tiveram que aceitar devido ser um objetivo de seus superiores.

Quais são os princípios da melhoria contínua?

Foco naquilo que deve ser melhorado

A primeira coisa a fazer é saber exatamente o que precisa ser feito, onde deverá ser feito e por que deve ser feito agora, começar com pequenas iniciativas de melhorias (Kaizen e Workshops), grandes mudanças provocam grandes resistências, devemos começar de forma que o envolvimento de todos no processo de melhoria seja algo leve e não pesado, focar na comunicação, alinhamento, trabalho em time, deixar claro os benefícios da mudança, utilizar as ferramentas certas para as oportunidades adequadas e comemorar os bons resultados alcançados com as equipes.

Definir metas estratégicas

Toda iniciativa de melhoria deve-se ter um alvo a alcançar, ou seja, definir KPI’s estratégicos de monitoramento contendo uma meta como objetivo, isso ajuda as pessoas a medirem se seus esforços estão sendo recompensados ou ainda necessita desenvolver novas iniciativas de melhorias para chegar ao objetivo proposto.

Trabalho em Time

É impossível imaginar que iniciativas de melhorias podem ser realizadas por somente uma pessoa, todas iniciativas de melhoria dependem de uma equipe multifuncional trabalhando em conjunto, isso só é possível com um bom alinhamento, plano de comunicação e fortalecimento do propósito comum, onde todos sintam-se parte da solução e tenham a melhoria contínua como um objetivo a ser construído todos os dias.

Metodologias

Hoje no mercado existem várias metodologias que podem ser utilizadas para ajudar as empresas a chegarem nos resultados mais significativos e sustentáveis, o mais importante é que a empresa utilize o caminho correto de acordo com suas necessidades e que não ocorra uma competição de ferramentas e metodologias dentro das organizações, pois isso gera frustações e dificuldades em chegar nos reais benefícios que a cultura de melhoria contínua pode proporcionar, abaixo podemos citar algumas metodologias que vem ajudando muitas empresas a alavancar seus resultados.

  • Kaizen
  • 5 S
  • Lean Manufacturing
  • Lean Seis Sigma
  • TPM

Independente da metodologia a ser utilizada, o mais importante é que as empresas respeitem suas necessidades no momento, para que não ocorra inversão de valores, “matar a barata com um tiro de canhão e tentar derrubar o elefante com o chinelo”.

Toda melhoria envolve mudanças e as mudanças envolvem resistências, se fosse fácil todo mundo faria, o principal é focar nas melhorias e não medir esforços para chegar no objetivo proposto.

  • Visão é onde queremos chegar;
  • Propósito é porque queremos chegar;
  • Metas é como vamos chegar.

 

“É impossível progredir sem mudanças, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada”.

George Bernard Shaw

 

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