Saiba um pouco mais sobre o papel da liderança na cultura Lean Seis Sigma!

Qual o papel da liderança na cultura Lean Seis Sigma?

Os líderes das organizações possuem uma série de responsabilidades inerentes ao departamento ou equipe que estão à frente, tais como: determinar metas e objetivos, organizar e dirigir as atividades, controlar e avaliar resultados e prover incrementos ao processo, buscando melhorá-lo.

Líder e a Equipe

Um gestor não existiria sem a sua contrapartida – a equipe. É em torno desse trabalho mútuo e cooperativo que se estende o papel do gestor dentro das organizações. Isso significa que o líder também é dependente da expertise técnica e operacional de seus colaboradores para desempenhar melhor seu papel na criação de um planejamento inteligente.

Dirigir significa liderar, ser capaz de comunicar-se de forma clara e objetiva, motivar os colaboradores e assisti-los no que for necessário para que desempenhem suas atividades da melhor forma possível, sempre seguindo os objetivos do departamento e da empresa. Esta é uma figura que serve de orientação para que os demais colaboradores sigam desenvolvendo o trabalho da maneira mais proveitosa possível, sempre evoluindo como profissionais e seres humanos.

Quando estamos fazendo uma análise do seu papel na sustentabilidade dos programas Lean Seis Sigma dentro das organizações, não é diferente, pois são peças fundamentais e estratégicas para que a cultura ganhe força e a empresa obtenha excelentes resultados através da metodologia.

O papel do gestor ou líder é apoiar sua equipe no desenvolvimento de projetos de melhoria contínua, não faz sentido ter equipes estratégicas dentro das organizações, cuidando de retrabalhos e do pós-morte.

A melhor forma da empresa utilizar a capacidade técnica e promover o desenvolvimento sustentável da organização é dedicar uma parte do tempo naquilo que realmente agrega valor, ou seja, motivando e incentivando as equipes a desenvolverem projetos que possam contribuir para as metas das organizações e ajudar no desenvolvimento do senso crítico para que as tomadas de decisões, sejam baseadas em dados e fatos.

Como os líderes podem fazer isso?

Todo programa de melhoria dentro de qualquer organização depende principalmente de foco e disciplina, mas com times com pouco conhecimento e líderes perdidos na metodologia, faz com que haja o desvio de foco e os times percam o interesse pela metodologia, devido tudo ser prioridade, exceto projetos no momento, como se os projetos de melhoria, fossem alguma coisa a mais a competir com o dia a dia dos profissionais.

Não basta somente treinar os líderes na metodologia, tem que fazer um filtro para saber quem realmente tem perfil e competência para alavancar o programa dentro das organizações, infelizmente líderes fracos, fazem com que a organização perca sua essência ao longo do tempo e as metodologias fiquem em segundo plano, devido muitos serem fiéis a metodologia “Bumba meu Boi” ou a famosa “Vamos que Vamos”!

Qual o melhor caminho?

Temos que promover um ambiente em que o Belt sinta-se a vontade para colocar suas ideias de forma natural, onde todos da organização criem uma atmosfera propícia para isso, com suporte para projetos, apresentações quinzenais ou mensais dos projetos, reportes financeiros, reconhecimento ou puxão de orelha nos Belts, que não estejam dando foco que deveria aos projetos.

É impressionante a quantidade de empresas que deixam a metodologia morrer como se fosse um “modismo” e outras que conseguem alavancar os seus resultados e reduzir custos em um período difícil, tornando-se cada vez mais competitivas, deveríamos cada vez mais dentro das organizações parar de tratar projetos de melhoria como uma tarefa a mais e focar naquilo que realmente agrega valor, ou continuaram tendo engenheiros para viver em reuniões discutindo KPI’s que já não dizem muita coisa, cuidando com muita disciplina do pós-morte e tratando as oportunidades de forma superficial e sem método.

 

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